PDCA quer dizer em inglês, PLAN-DO-CHECK-ACT, que significam Planejar – Fazer – Verificar – Agir. Trata-se de uma metodologia ou uma técnica de gestão interativa que consiste justamente nestes quatro passos, e que tem como objetivo melhorar os processos e os produtos de forma contínua. Qualidade, Produtividade, eliminação de Desperdícios e redução de Custos com o PDCA.
Como utilizar o PDCA na empresa?
O ciclo respeita a ordem proposta pela sigla. Ou seja, tudo começa com o P, o Planejamento, momento em que você deve focar a parte estratégica, levantando informações e analisando-as. Depois, parte-se para a prática, o D, quando o que foi planejado deve ser executado. E o que foi executado deve, então, ser verificado, ou avaliado C; é o momento em que as ações são avaliadas, e cuja checagem aplicará uma ação ou um ajuste A, de forma a corrigir os problemas e as divergências encontradas.
Conheça cada uma dessas etapas:
1 – PLAN (PLANEJAR)
Neste primeiro passo para a aplicação do PDCA, você deve elaborar um plano. Deve desenvolver, com base nas diretrizes e políticas da sua empresa, uma estratégia que se proponha a resolver os problemas levantados.
A partir disso, deve levar em consideração três fases fundamentais:
1ª) é o estabelecimento dos objetivos do ciclo;
2ª) é a escolha do caminho para que estes objetivos sejam atingidos;
3ª) é a definição do método que deverá ser utilizado para isso.
Deve também montar a equipe, escolhendo os profissionais que liderarão os processos. Como ocorre em qualquer planejamento, a boa e cuidadosa elaboração desta etapa evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo PDCA.
2 – DO (FAZER)
O planejamento está pronto e bem detalhado? Hora de colocá-lo em prática. Hora de arregaçar as mangas e tocar a execução do plano, que consiste também em treinar os envolvidos para prepará-los para o método que será empregado.
Esta é a etapa mais importante do ciclo PDCA, e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.
3 – CHECK (VERIFICAR)
O terceiro passo do PDCA é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dos dados coletados.
Esta etapa pode se desenvolver tanto ao mesmo tempo em que o plano quando é elaborado – quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida – quanto após a execução, quando são feitas as análises estatísticas dos dados e a verificação de todos os itens.
O principal objetivo desta fase é detectar eventuais erros ou falhas.
4 – ACT (AGIR)
É a última fase do PDCA. Nela, são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado. Ou seja, deve-se corrigir as falhas encontradas no passo anterior. Então, após realizada a investigação das causas destas falhas ou desvios no processo e após agir para solucioná-las, comece tudo de novo. Exatamente: como um ciclo, o PDCA deve ser retomado sempre para que, as práticas e os processos se aprimorem continuamente.
O ciclo PDCA é uma ferramenta fantástica que pode e deve ser utilizada em conjunto com o 5W2H e o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Causa e Efeito, no acompanhamento do andamento de cada ação definida, garantindo o cumprimento dos prazos definidos. Porém, mesmo sendo simples sua utilização, a maioria das empresas não utiliza método algum para validação e acompanhamento de execução de ações, o que implica muitas vezes em constatação de problemas e não conformidades quando não há mais tempo de resolvê-los ou resolvê-los com qualidade.
A AW Consultores vem ajudando empresas, garantindo resultados e margens sustentáveis.
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