Inovação significa criar algo. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra “inovação” é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado. Atualmente, a separação entre inovação e produção é considerada fraca, às vezes tendendo a se mesclar e confundir com o passar do tempo.
Soluções inovadoras são aquelas que representam formas melhoradas ou totalmente novas de responder a demanda ou oportunidade do mercado.
Existem vários tipos de inovação, sendo sistematizados em quatro grupos: Oferta, Marketing, Processo e Organização.
- Inovação em Oferta: reúne o desenvolvimento dos novos modelos de negócios, de produtos, serviços, ou sistemas de produtos e serviços, que têm características ou funcionalidades inéditas, únicas.
- Inovação em Marketing: trata das inovações de modelos de lucro, monetização, precificação, em canais, distribuição, comunicação, engajamento com consumidor, marcas, considerando os 4 Ps do Marketing.
- Inovação em Processo: cuida da utilização de processos, métodos, fluxos e do desenvolvimento de novos processos, que são dirigidos à eficiência ou formas únicas de produção e distribuição.
- Inovação em Organização: reúne as iniciativas voltadas à reestruturação de recursos humanos e bens de gestão de mudança, transformação cultural e capacitação. Inclui a forma com que as pessoas podem usar sua estrutura física, seus maquinários, sala e equipamentos.
As empresas podem inovar tanto na arte da oferta de valor, quanto na arte da eficiência. A arte de oferta de valor acontece na infância ou na reinvenção. A arte da eficiência acontece na fase de crescimento, quando a empresa está buscando basicamente produtividade, eficiência operacional, explorar uma oportunidade ao máximo.
Inovar é avançar com os negócios, é reinventar os processos, é identificar oportunidades, e é, inclusive, ganhar mais, gastando menos. É um grave erro achar que apenas grandes empresas conseguem inovar. A inovação precisa ser características tanto de pequenos quanto de grandes negócios.
Sem a inovação, não há sobrevivência e muito menos desenvolvimento. E não precisamos apenas de inovação tecnológica. É urgente inovarmos na forma com que nos posicionamos, atuamos em nossos núcleos, assumindo um protagonismo transformador de resultados.
A AW Consultores vem ajudando empresas a implantar os conceitos da boa gestão empresarial, garantindo resultados e margens sustentáveis.
Fale conosco.