Capital de Giro:
Diferença entre os ativos e passivos circulantes ou entre o Patrimônio Líquido acrescido do Exigível a Longo Prazo e o Ativo Permanente acrescido do Realizável a Longo Prazo. A diferença significa o montante de recursos a longo prazo aplicados no financiamento das necessidades correntes de recursos da empresa, ou seja, o grau de sucesso obtido pela empresa em obter recursos de longo prazo para financiamento das necessidades de curto prazo.
Ciclo de Caixa:
Um dos fatores mais importantes na determinação da necessidade de capital de giro. O ciclo de caixa é definido como o tempo decorrido entre o pagamento da matéria-prima e o recebimento do produto da venda. Durante esse período os recursos da empresa estão aplicados no capital de giro.
Controle e Acompanhamento:
O monitoramento do contas a receber é fundamental para boa saúde financeira de uma empresa. O acompanhamento deve ser constante de forma a detectar quaisquer variações negativas e permitir a tomada imediata de medidas corretivas.
Desembolso:
Saídas de caixa para atender a aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.
Despesa:
Gastos com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
Fluxo de Caixa:
O fluxo de caixa tem por objetivo principal, a projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros da empresa em um determinado período de tempo.
Giro de Caixa:
O giro de caixa representa o número de vezes em que o caixa girou no período de analise, utilizando a mesma conceituação teórica do giro do estoque, contas a receber e contas a pagar.
A AW Consultores vem ajudando empresas, garantindo resultados e margens sustentáveis.
Fale conosco.