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ESG

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O que é ESG?

O ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

ESG é uma sigla em inglês que reúne os três pilares desse movimento:

  • Environmental (Meio ambiente);
  • Social;
  • Governance (Governança).

Esses três pilares são utilizados como critérios para entender se uma empresa possui sustentabilidade empresarial, ampliando a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras, ou seja, busca-se mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes (e engajados) de gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais.

Desse modo, a incorporação do ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a máxima de que propósito e lucro são indissociáveis.

Trata-se de validar que uma empresa tenha consciência sobre o seu papel enquanto empregadora e agente social. O ESG serve como um balizador para atestar que a organização possui a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio dos seus negócios perante todo o seu ecossistema de relacionamento.

Mas e o que o ESG pode dizer sobre uma empresa?

Diz muito sobre o quanto a empresa está comprometida em relação a uma agenda mundial, de extrema relevância em governança corporativa. Está relacionada a uma empresa que está conectada às principais tendências e desafios globais da sociedade, que sabe o que é o certo a se fazer. É um compromisso.

A viabilidade do investimento depende de classificações independentes que ajudam a avaliar o comportamento e as políticas da empresa nesses três pontos principais.

Vale ainda ressaltar que não necessariamente uma organização deve ter atuações semelhantes no âmbito ambiental, social e de governança.

Uma empresa de serviços digitais, por exemplo, não terá uma atuação que cause impactos diretos ao meio ambiente. (Se ela tiver um datacenter, tem impacto a mensurar, do ponto de vista do consumo de energia e descarte dos equipamentos)

Porém, como você já entendeu, tudo depende das avaliações: a localização dos escritórios, o tratamento aos funcionários, o impacto nas comunidades em que está inserida, entre outros elementos, que passam a ser cruciais. Cada um desses critérios têm um significado mais profundo, com diretrizes próprias que dependem do contexto e particularidade do setor em análise, mas de forma geral costumam ser avaliados os seguintes aspectos .

Ambiental

O critério ambiental inclui exigências nesse campo, como:

  • A gestão de resíduos;
  • A política de desmatamento (caso aplicável);
  • O uso de fontes de energia renováveis pela empresa;
  • O posicionamento da empresa em relação à questões de mudanças climáticas;
  • Os processos dedicados a reduzir ou eliminar a poluição do ar ou da água decorrentes de suas operações;
  • A logística reversa de produtos;
  • A política de negociação com fornecedores (se negocia com empresas participantes do Fair Trade, ou que usam insumos orgânicos ou mesmo que possuem certificações ambientais);

Além disso, o critério ambiental pode também se estender ao controle exercido pela empresa em terras que possui, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, por exemplo.

Social

Quando falamos dos critérios sociais do ESG, abrimos um leque muito grande de questões a serem consideradas.

Para os investidores, por exemplo, é essencial entender como a empresa preza pelo bem-estar dos funcionários.

Entre os pontos analisados pelos investidores e pelos gestores de fundos de investimentos, incluem-se:

  • Qual a taxa de turnover?
  • Há algum tipo de plano de previdência para os funcionários?
  • Qual o nível de envolvimento dos funcionários com a gestão da empresa?
  • Quais os benefícios e vantagens oferecidos aos funcionários, além do salário?
  • A empresa assume uma posição pública ou política sobre questões de direitos humanos?
  • O salário do funcionário é justo — em relação aos praticados dentro da empresa e também em relação ao mercado?
  • Existe e, caso sim, como é estruturado o programa de treinamento, qualificação e desenvolvimento dos colaboradores?
  • Como é a gestão do relacionamento com o cliente e quais ferramentas e processos a empresa disponibiliza para medir a sua satisfação?
  • Existe uma política corporativa clara que incentive a diversidade, a inclusão e que busque prevenir o assédio sexual?
  • Existe uma declaração de missão da organização? Se sim, ela representa realmente a atuação da empresa e, de forma explícita, busca ser benéfica para a sociedade?

OBS: No eixo Social encontra-se também a relação com fornecedores. Avaliá-los do ponto de vista dos critérios em ESG em relação a trabalho infantil, trabalho escravo, atuação em áreas desmatadas ou queimadas, promovendo transparência na relação.

Governança 

Em ESG, o aspecto governança foca em como uma empresa é administrada pelos gestores e diretores.

Nesse caso, o ESG busca entender se a gestão executiva e o conselho administrativo atendem aos interesses das várias partes interessadas da empresa — funcionários, acionistas e clientes?

Além disso, há outras questões avaliadas, como:

  • Transparência financeira e contábil
  • Relatórios financeiros completos e honestos
  • Remuneração dos acionistas
  • Independência, equidade e diversidade nos conselhos
  • Integridade e práticas anticorrupção
  • Gestão de riscos;

Busca-se entender se essa remuneração está atrelada aos aspectos ESG e vinculada ao valor de longo prazo, a viabilidade e a lucratividade da empresa.

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