Blog AW Consultores

Matriz BCG

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

O método BCG surgiu na década de 1970 e é uma referência à empresa criadora dessa ferramenta de gestão, a Boston Consulting Group, sendo utilizada até hoje. A partir de análises gráficas, os gestores conseguem acertar nas decisões estratégicas para cada produto ou unidade de negócio.

Ainda, consiste em uma matriz 2×2 que possibilita avaliar o portfólio da empresa a partir do ciclo de vida de cada produto. Para tanto, considera a taxa de crescimento do produto e a participação no mercado. O resultado é a melhor avaliação competitiva em relação à concorrência.

Cada quadrante da matriz 2×2 é representado por símbolos, conforme segue:

  • Estrelas: produtos que vendem bem, têm boa participação no mercado e são aceitos pelos consumidores. Por isso, contam com boa taxa de crescimento;
  • Pontos de interrogação: representam produtos recentemente lançados pela empresa, mas com potencial de mercado. Mas ainda com baixa participação e não geram lucro. Por isso, os gestores os classificam como uma incógnita e procuram desenvolver ações para que eles mudem de posição na matriz BCG;
  • Vacas-leiteiras: são aqueles produtos já estáveis no mercado, com baixa taxa de crescimento, mas com boa participação. Eles oferecem bons lucros e exigem baixo investimento, configurando-se como a base da empresa;
  • Abacaxis: produtos com baixa ou nenhuma expectativa de emplacar no mercado. Geralmente, não vendem bem, não dão lucro, nem têm boa participação. Logo, são os “abacaxis”, que conduzem o gestor à tomada de decisão para retirá-los do mercado ou recuperá-los.

Por que usar a matriz BCG?

Porque é a ferramenta indicada para empresas que trabalham com múltiplos produtos ou serviços. Ela permite direcionar esforços e investimento para o que realmente importa para a organização.

Usa-se a matriz BCG quando é preciso reavaliar a participação da empresa no mercado, para analisar como aplicar melhor os recursos ou alcançar resultados melhores.

Nós da AW Consultores somos especialistas na aplicação dessa ferramenta e apoiamos nossos clientes na implantação em linha com os anseios da empresa, portanto, atuamos como parceiro no desenvolvimento, implantação e no processo de perenização na empresa.

Fale conosco.

Posts recentes

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.