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O que é Consultoria?

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Consultoria

A palavra consultoria, veio do Latim. Ela também pode ser entendida como Consultare, ou seja, “receber um conselho de”.

Esse termo se originou da antiga Grécia, com os sacerdotes dos Oráculos de Delfos. Nessa época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, pois sempre eram procurados em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.

O que é consultoria?

Consultoria é uma atividade que consiste em diagnosticar problemas e resolvê-los, o serviço de consultoria pode ser oferecido tanto por um profissional expert na área em que a consultoria precisa ser realizada, quanto por uma empresa de alguma área específica.

Separamos alguns tópicos para auxiliar a entender melhor o que é consultoria.

Diagnosticar problemas

Um consultor é especialista em diagnosticar problemas. Nem sempre o problema vai ser o que o cliente acha, porque muitas vezes, o que ele acredita ser o problema é na verdade apenas um sintoma.

Cabe ao consultor identificar de forma precisa os erros, analisar os processos, para que toda a análise posterior seja feita em cima da causa raiz. Muita atenção nisso, pois se esse estudo não for feito com cautela, o consultor pode quebrar a cabeça em cima de questões que não vão gerar resultado!

Propor soluções

Esse é um momento chave na consultoria! Em cima dos problemas diagnosticados, o consultor propõe soluções, estipula cronogramas e decidi o que será tratado como prioridade.

O consultor irá priorizar os problemas que causam mais impacto no resultado da empresa, porém sem deixar que outras causas fiquem sem soluções propostas.

Implementar o projeto

Nessa fase a ideia é simples. Em cima das soluções propostas, caso o cliente concorde, o projeto será implementado. É a fase final da consultoria, onde será feito a execução de tudo que foi analisado e proposto previamente.

Tipos de consultoria.

Existem muitos tipos de consultoria que abrangem vários focos de melhoria e resolução de problemas. Vamos aqui citar as principiais, porém existe um vasto leque de opções.

Consultoria Estratégica

Na consultoria estratégica, os objetivos estão relacionados a entender as forças e fraquezas da empresa. Assim como também, as oportunidades e ameaças, para desenvolver planos de ação táticos para alcançar resultados e torná-la um negócio mais produtivo e rentável.

Isso envolve fazer um diagnóstico organizacional e encontrar oportunidades de melhoria nos processos da empresa e, em seguida, fazer a implementação do planejamento estratégico.

É preciso desenvolver estratégias que visam o futuro da organização. O diferencial dessa consultoria é guiar o cliente, oferecendo pontos de vista que garantam a sustentabilidade de seu negócio em longo prazo.

Consultoria em Recursos Humanos (RH)

A consultoria em RH auxilia as empresas nas melhorias em treinamentos e contratações de novos talentos. Além disso, também dá suporte na implantação de novas tecnologias de gestão e na busca de meios para aumentar a satisfação dos colaboradores.

Consultoria de Gestão Empresarial

Esta consultoria tem foco em analisar os problemas e propor melhorias nas áreas que mais necessitam. Dessa forma, a consultoria pode trabalhar em logística, jurídica e qualquer área que precise ser melhorada para alcançar melhores resultados.

Consultoria em Finanças

A consultoria em finanças tem a missão de lidar com uma parte delicada de uma empresa, o gerenciamento de seus recursos, receitas e investimentos.

Quando uma empresa não consegue se consolidar financeiramente, uma alternativa é contratar uma consultoria financeira, especializada no assunto.

Um gestor de uma startup de tecnologia, por exemplo, pode ser um gênio da programação e ter um sócio que sabe tudo de marketing, mas seu time necessita de alguém focado em finanças.

Por que não contratar uma consultoria empresarial para alinhar esse processo? Ela te ajudará a elaborar um planejamento estratégico financeiro, por meio de políticas internas e da organização das atividades do setor.

Consultoria em Marketing

Muito procurada pelas empresas, uma consultoria empresarial de marketing se concentra no estudo do comportamento dos clientes. Assim, consegue descobrir quais são seus desejos e necessidades e elaborar estratégias para atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.

Muitas vezes, fazer uma boa pesquisa de marketing também pode fazer parte das atribuições da consultoria. Na verdade, quando a área comercial não tem sucesso, muitas vezes o problema não está na força de vendas, mas nos conceitos dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, que não atendem às demandas do mercado.

A consultoria entrará em ação para identificar o que está dando errado e desenhar um plano de marketing para tentar reverter a situação. Desta forma, você pode voltar a corresponder às expectativas do público-alvo.

Por que contratar uma consultoria?

Agora que você viu as etapas de uma consultoria, fica o questionamento: qual o objetivo final? O mais importante?

A consultoria é toda voltada para alavancar resultados. E isso é meio obvio, não é? Ninguém quer contratar um profissional e não conseguir ver um retorno.

Nenhuma empresa investe em um funcionário para que ele fique parado, ou não faça o trabalho direito, gerando mais custos do que lucro.

Um consultor de alta performance vai sempre entregar um projeto que impulsione as finanças da empresa, gerando satisfação naqueles que o escolheram.

Veja as vantagens que qualquer um dos diversos tipos pode trazer para seu negócio:

  • atendimento personalizado —a consultoria tem a obrigação de fazer uma análise prévia de acordo com as necessidades específicas de cada caso, resultando assim, na aplicação de medidas individuais personalizadas;
  • conhecimento para o cliente — os serviços de consultoria são fornecidos por profissionais de empresas experientes que compartilham seus conhecimentos com o cliente. Desta maneira, eles podem estar cientes das razões pelas quais certas medidas são aplicadas;
  • 100% de comprometimento —como os serviços de consultoria têm atendimento personalizado, o consultor de negócios e o cliente passam muito tempo trabalhando lado a lado. Essa relação de confiança criada é determinante para o bom andamento das ações;
  • relacionamento —a consultoria contratada precisa estar sempre disposta a ajudar o cliente com todos os passos do projeto e acessível para esclarecimentos de dúvidas e problemas específicos.

 

Responsabilidades de um consultor.

Certamente ser um consultor é uma posição de muita responsabilidade. O consultor é a voz de comando, é quem vai planejar e alavancar os resultados de toda uma organização! Mas, sempre há um, porém.

“Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”

Na consultoria podemos fazer uma analogia com esse pensamento. Quanto mais poderes o consultor ganha, maior a sua responsabilidade. O consultor vai ser responsável por mexer em áreas críticas para o crescimento da empresa, e por isso deve estar muito bem-preparado para tal função!

O consultor também tem a obrigação de preparar dentro da empresa aquele que dará continuidade nas mudanças realizadas, com o objetivo de perenizar as mudanças, melhorias e os resultados

A AW Consultores vem ajudando empresas, garantindo resultados e margens sustentáveis.

Vamos conversar e falarmos sobre resultados?

 

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