O objetivo dessa ferramenta é implementar mudanças para manter o aprimoramento constante, utilizando um ciclo de 4 etapas. Essa sequência deve ser reiniciada periodicamente para alcançar os resultados esperados:
- Plan (Planejar): elaborar o plano a ser seguido, considerando dados e informações;
- Do (Fazer): etapa para executar o plano de acordo com as especificações definidas;
- Check (Avaliar): coleta de informações referentes aos resultados obtidos. Aqui, verificam-se erros e acertos em relação ao planejamento;
- Act (Agir): com os resultados da avaliação, é momento de decidir quais procedimentos serão rotina na empresa e o que deve ser revisto antes do próximo ciclo PDCA.
Por que usar Ciclo PDCA?
É uma ferramenta de gestão que qualifica os processos da organização e corrige os erros encontrados.
Por ser aplicada em ciclos, a metodologia é repetida quantas vezes forem necessárias até que os procedimentos da empresa alcancem o nível de qualidade desejado.
Usa-se o Ciclo PDCA para reduzir custos, treinar colaboradores ou para organizar os fluxos de trabalho na organização.
Nós da AW Consultores somos especialistas na aplicação dessa ferramenta e apoiamos nossos clientes na implantação em linha com os anseios da empresa, portanto, atuamos como parceiro no desenvolvimento, implantação e no processo de perenização na empresa.
Fale conosco.