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Planejamento Estratégico

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Pensamento Estratégico é geralmente associado à ideia de antecipação das ações e à avaliação dos efeitos de cada decisão, riscos, custos e benefícios (Zajdsnajder, 1989).

Segundo Zajdsnajder, o “pensamento estratégico é aquele que trabalha com contornos pouco nítidos, incertezas, e riscos difíceis de serem calculados, sendo uma maneira de ver globalmente as situações, segundo determinada categoria”.

Por que Planejar?

A palavra-chave chama-se: “mudanças”.

Com as inúmeras mudanças, melhorias, ganhos de eficiência e produtividade, não se sobrevive mais nesse sistema sem um sistema de planejamento muito bem desenvolvido.

As demandas por maiores eficiências, flexibilidade, e efetividade nas ações das instituições são cada vez mais reconhecidas. Desse modo, tais demandas não podem ser respondidas com a improvisação e, por essa razão, o planejamento e a gestão, bem como ferramentas potentes para a sua realização, tornam-se exigências básicas.

O que é Planejamento?

De acordo com Matus (1988), o “planejamento está associado à ideia de preparação e controle do futuro a partir do presente, através da reflexão sistemática sobre a realidade a enfrentar e os objetivos a atingir”.

Para Lobato (2000), o planejamento é “a função que determina um meio sistemático para a tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa, em seu ambiente atual e futuro”.

Como se nota, alguns aspectos do planejamento são comuns:

  1. Um processo sistemático e constante de tomada de decisões.
  2. Um processo de ações inter-relacionadas e interdependentes que visam ao alcance de objetivos estabelecidos.
  3. O processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final (o plano).

Ademais, o planejamento é um processo composto de momentos estratégico, tático e operacional, que interagem entre si e se repetem continuamente, e não como um conjunto de fases isoladas que se sucedem cronologicamente.

Principais características:

  1. Estratégico (longo prazo): envolve a definição do rumo a ser seguido pela organização, visando otimizar sua relação com o ambiente. (Missão, Visão de Futuro, Objetivos Estratégicos.)
  2. Tático (Gerencial) – (médio prazo): envolve o desenvolvimento dos programas e projetos, por exemplo: tecnologia, informática, RH, etc. (visão por departamento – Funções e ações.)
  3. Operacional (curto prazo): envolve o detalhamento, no nível de operação, das ações e atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixadas pelos níveis hierarquicamente superiores. (Detalhamento da atividade e projetos e sua execução.)

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