Blog AW Consultores

Six Sigma (metodologias DMAIC e DMADV)

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seu objetivo é analisar o desempenho de uma empresa. Com essa ferramenta de gestão, é possível testar e qualificar processos, produtos ou serviços.

Nesse sentido, entre fatores de bom desempenho estão a eficiência dos processos, a redução do desperdício e a aplicação correta dos recursos em cada tarefa.

A Six Sigma é aplicada por duas tecnologias diferentes.

DMAIC

Utilizado para melhorar os processos que já são realizados na empresa.

São cinco etapas definidas por verbos de ação:

  • Definir: momento de estabelecer quais processos, produtos ou serviços precisam ser aprimorados;
  • Mensurar: avaliação dos principais aspectos do projeto, seu desempenho e a causa dos desperdícios;
  • Analisar: nessa etapa, ocorre a proposição de ações de correção;
  • Incrementar: as soluções corretivas propostas na etapa de análise são colocadas em prática para padronizar o trabalho e otimizar o processo;
  • Controlar: oportunidade para verificar os resultados e monitorar os processos com sistemas de controle.

DMADV

Ao contrário do DMAIC, o modelo DMADV serve para projetos novos, produtos ou serviços ainda não lançados pela empresa. Para tanto, também se divide em cinco etapas:

  • Definir: estabeleça objetivos conforme a estratégia da empresa e a opinião dos clientes;
  • Mensurar: verifique as hipóteses que os objetivos estabelecidos têm para dar certo. Para isso, use indicadores de qualidade, como análise de risco e qualidade de produtos e serviços;
  • Analisar: a partir dos resultados obtidos na etapa de mensuração, encontre estratégias que oferecem os menores riscos para o sucesso do projeto;
  • Desenhar: detalhe e teste a viabilidade do projeto, além da criar planos de ação para áreas que necessitam de ajustes;
  • Verificar: nessa etapa final, o produto ou serviço é disponibilizado no mercado e os resultados são monitorados.

Por que usar Six Sigma?

Porque não é indicada apenas para processos complexos, mas para questões simples, como redução de custos fixos — água, luz e telefone — ou para reduzir o lead time dos processos.

Como resultado, sua empresa terá melhor desempenho, satisfação e fidelização dos clientes.

Nós da AW Consultores somos especialistas na aplicação dessa ferramenta e apoiamos nossos clientes na implantação em linha com os anseios da empresa, portanto, atuamos como parceiro no desenvolvimento, implantação e no processo de perenização na empresa.

 

Posts recentes

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.