Melhore os resultados da sua empresa delegando seus processos
Vamos conversar
sobre a sua empresa?
BPO: o que é e quais são as principais vantagens?
Sigla para Business Process Outsourcing, o BPO nada mais é que a terceirização de processos, delegando para empresas parceiras as tarefas secundárias e burocráticas do seu negócio, fazendo com que os gestores foquem em atividades estratégicas de interesse da organização.
Vantagens de fazer o BPO?
BPO é um método usado por diversos segmentos de empresas com o objetivo de:
- Aprimorar sua performance,
- Controlar melhor os custos,
- Reduzir os riscos,
- Aumentar a transparência e
- Incentivar a colaboração.
De bônus, ainda é possível:
- Elevar a produtividade,
- A capacidade de inovação e
- A vantagem competitiva organizacional.
O uso para atuação mais estratégica da empresa
A principal justificativa para adotar o Business Process Outsourcing é deixar de lado as atividades operacionais a fim de adotar um foco mais estratégico. Além de isso, ao liberar a atenção do gestor para as funções realmente importantes, a organização consegue reduzir seus custos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Essa situação deriva da adoção de melhores práticas e da possibilidade de operação em larga escala. O outsourcing é efetivamente direcionado às necessidades do negócio, envolvendo assim atividades das áreas tributárias, financeiras, administrativas, jurídicas e de TI, por exemplo.
Por exigir mão de obra especializada, o BPO também se desdobra, oferecendo conhecimentos para outras atividades. É o caso do Knowledge Process Outsourcing (KPO), que é a terceirização de processos de conhecimento. Nesse caso, o prestador de serviço assegura que as atividades considerem regras, critérios e análises de risco.
Outro exemplo é a análise de dados, prática cada vez mais relevante no contexto organizacional por facilitar a identificação de tendências, o direcionamento de serviços e a elaboração de estratégias de mercado. Em qualquer dos casos, é possível alcançar uma maior competitividade, mais precisão e agilidade nas atividades executadas.
Esses benefícios são praticamente impossíveis de alcançar com os processos internos, que apresentam custo fixo e crescimento limitado, pois sua gestão é feita de maneira pouco especializada e as atividades são altamente dependentes das pessoas. Além disso, a chance de haver obsolescência é bastante elevada.
Já o modelo de terceirização especializada tem um custo não só reduzido como variável, além de ser uma solução escalável. Os relatórios e Service Level Agreements (SLAs) são previamente determinados em contrato. A companhia que presta o serviço também investe continuamente em tecnologia e melhores práticas, sendo sua qualidade e eficiência regularmente medidas.
Em resumo, o BPO tem como foco a valorização da qualidade e das atividades que fazem parte do core business. O objetivo é implementar uma cultura de elevada performance operacional, que distribui as pessoas certas nas funções adequadas, automatiza os processos e gerencia as situações da melhor forma possível. O resultado é a obtenção de resultados mais significativos.
As principais tarefas que
podem ser terceirizadas:
- Gestão da infraestrutura de TI
- Análise de dados
- Processos jurídicos
- Recursos humanos
- Contabilidade, Fiscal e Gestão Financeira
- Política de compliance
- Aplicação do BPO na área Fiscal
Fases da nossa consultoria:
1ª Fase
Levantamento das informações Legais, Fiscais, Contábeis e Operacionais visando entender o “status quo” da organização.
2ª Fase
Avaliação dos objetivos estratégicos e definição de possíveis terceirização de processos indiretos da empresa.
3ª Fase
Implantação de um sistema de informações gerenciais com relatórios simplificados, precisos e recorrentes à alta gerência.
4ª Fase
Capacitação profissional da gerência através do desenvolvimento de programas de liderança e “team building”.
5ª Fase
Capacitação dos colaboradores através de programas de treinamento.
No final da nossa consultoria
a sua empresa contará com
os seguintes benefícios:
- Adequação de todos os departamentos visando alcançar os resultados definidos no planejamento estratégico da organização.
- Diminuição do tempo de execução das tarefas visando a redução de custos e despesas.
- Melhoria da qualidade das informações à alta gerência.
- Criação de plano estratégico estrutural, orgânico e econômico.
- Proteção do valor do capital investido.